Passo 06

Fazer Devocionais com Objetivo

Quando lemos a Palavra de Deus, começamos a ver como Deus responde às coisas. Fazer devocionais diários modifica novamente a maneira como pensamos e renovamos a nossa mente. Assim, quando enfrentamos situações semelhantes a Jesus, começamos a responder da mesma maneira que Ele respondeu.

O registo em diário é uma excelente maneira de registar e processar o que Deus nos falou. Também é uma ferramenta útil para usar num momento posterior para refletir e revisar algumas das "jóias" que você recebeu. Sem anotá-las, você pode esquecer essas bênçãos e algumas lições muito importantes! Embora o diário seja um momento muito pessoal com o Senhor, você pode partilhar alguns dos seus devocionais diários com o seu pequeno grupo ou mentores. Através da discussão, você pode ser capaz de olhar mais fundo no que Deus está a falar consigo, obter novas prespectivas e até encorajar os outros.

1. Palavra de Deus

Abra a Bíblia para ler a passagem do dia de hoje. Leve o tempo necessário para ler com atenção e permitir que Deus fale à sua vida. Quando terminar, encontre o(s) versículo(s) que falaram particularmente à sua vida nesse dia, e escreva-o(s) no seu diário.

2. Observação

O que acha que Deus está a falar à sua vida através da Palavra que anotou no seu diário? Peça ao Espírito Santo de Deus para ensinar e revelar Jesus para si. Analise a Palavra de Deus e escreva por palavras suas as conclusões que tirou. Por exemplo analisando a Palavra de Deus quanto ao tempo, espaço e personagens que envolve.

3. Prática / Aplicação

Traga à sua própria vida aquilo que leu e analisou. Pergunte a si mesmo como tudo isto se aplica à sua vida neste momento. Talvez como instrução, encorajamento, revelação de uma nova promessa, ou correções para uma área particular da sua vida. Escreva no diário como esta Palavra se aplica na sua vida hoje.

4. Oração

Isto pode ser tão simples como pedir a Deus que o ensine a aplicar esta Palavra na sua vida, ou ter uma melhor prespetiva e compreensão do que Ele está a revelar-lhe. Lembre-se, oração é uma conversa de dois sentidos, certifique-se que ouve o que Deus está a dizer. E escreva no seu diário.

Próximos Passos