DECLARAÇÃO DE FÉ



DEUS

Cremos num Deus vivo e eterno, infinito, pessoal, inteligente, espiritual e imutável na sua sabedoria, poder santidade, justiça, bondade, amor e verdade, e eternamente existente em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.

O SENHOR JESUS CRISTO

Cremos na absoluta divindade e plena humanidade de nosso Senhor Jesus Cristo, na Sua encarnação humana, no Seu nascimento virginal, na Sua vida sem pecado, nos Seus milagres divinos, no Seu sacrifício redentor a favor de toda a humanidade, na Sua ressurreição e ascensão corporal, na Sua mediação junto do Pai, na Sua segunda vinda pessoal, visível e em poder e glória.

O ESPIRITO SANTO

Cremos no Espírito Santo, Sua personalidade, divindade e atividade, que Ele convence o pecador e opera pela conversão e a regeneração, batizando-o um corpo e concedendo-lhe vida e poder para testemunhar de Cristo. Cremos que Ele santifica, ensina, guia e conforta o crente, dando-lhe dons espirituais para edificação da Igreja de Cristo.

AS SAGRADAS ESCRITURAS

Cremos na inspiração divina e total das Escrituras Sagradas, tanto do Antigo Testamento como o do Novo Testamento, nos seus textos originais, na sua suprema autoridade como única e suficiente regra em matéria de fé e conduta, e que não existe qualquer erro ou engano em tudo o que ela declara. Cremos que a Bíblia é a única e completa revelação da vontade de Deus para o homem.

O HOMEM

Cremos que o homem foi criado por Deus, à sua imagem, sem pecado, que foi tentado por Satanás e que caiu deliberadamente do seu estado de perfeição, tornando-se um pecador por natureza e prática, estando por isso sob a condenação de Deus.

A SALVAÇÃO

Cremos que o homem é justificada e salvo unicamente através do arrependimento genuíno e da sua fé em Cristo como Redentor e Salvador e na Sua perfeita e eterna Obra expiatória na cruz. Cremos que a justificação e salvação de todo o homem é só pela graça de Deus e independente de mérito humano, boas obras ou cerimoniais religiosas.

O ESTADO FUTURO

Cremos na imortalidade da alma humana, na ressurreição corporal de todos os mortos, no juízo final do mundo pelo Senhor Jesus Cristo, na eterna bem-aventurança dos crentes junto de Deus num lugar chamado Céu, e a eterna condenação e tormento dos não salvos juntos com o diabo, num lugar chamado Inferno.

A IGREJA

Cremos que a igreja é o corpo universal e espiritual de Cristo, do qual Ele só é a cabeça, composto de todos os verdadeiros crentes, cuja missão actual é a adoração do Senhor, e aperfeiçoamento dos santos, a prática das ordenanças – batismo nas águas e Ceia do Senhor e a proclamação do Evangelho no mundo inteiro. Cremos que a Igreja se expressa localmente através de um corpo vivo numa comunhão espiritual de crentes congregados em Nome do Senhor Jesus Cristo.

MISSÃO DO CRENTE

Cremos que todo o discípulo de Cristo deve esforçar-se para, na comunhão da sua Igreja local, fazer discípulos de todas os lugares, proclamar a grande salvação de Deus a toda a criatura pela conduta, servir a Deus em toda a boa cooperação entre todos os seus irmãos em Cristo.

A VOLTA DE CRISTO

Cremos no retorno pessoal, corporal e triunfante do Senhor Jesus Cristo para consumar a nossa salvação, julgar o mundo e vencer o mal e estabelecer para todo o sempre o Seu glorioso Reino. Cremos num novo céu e numa nova terra onde habitará para sempre a justiça.